29 de nov. de 2008

Vítimas de Santa Catarina precisam de ajuda; veja a relação de postos

A Defesa Civil de Santa Catarina pede doações para auxiliar as vítimas das chuvas que atingem a região. Há mortos e desaparecidos, e mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas. As vítimas precisam de água potável, médicos voluntários, dinheiro, roupas, alimentos não-perecíveis, artigos de higiene pessoal, colchões e cobertores.
A água poderá ser entregue na Defesa Civil dos municípios, além dos órgãos de segurança do governo estadual, como polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
No entanto, as quedas de barreiras e bloqueios em estradas estão dificultando a entrega dos materiais. Por conta disso, a Defesa Civil pede que os interessados em ajudar priorizem as doações em dinheiro nas contas bancárias.
Além dos bancos do Bradesco, Besc e Banco do Brasil que já receberam mais de R$ 1,4 milhões em doações, agora a Caixa Econômica Federal também está recebendo as doações, enquanto o Itaú também prometeu disponibilizar uma conta. Por enquanto, as contas para doações são:
- Caixa Econômica Federal - Agência 1877, operação 006, Conta Corrente 80.000-8;- Banco do Brasil - Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7;- Besc - Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0;- Banrisul - Agência 0131, Conta Corrente 06.852725.0.5- Nome: FUNDO ENCHENTE 2008 SC- Bradesco Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1Em nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57
A Defesa Civil alerta que não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio.
Postos de doações
O posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis, está recebendo doações de alimentos não-perecíveis para as vítimas da enchente. A mercadoria arrecadada será entregue à Defesa Civil Estadual.
As secretarias regionais da região do Alto Vale do Itajaí (Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó) também montaram bases de arrecadação e distribuição. As pessoas interessadas em doar materiais devem ir nos seguintes locais:
- Colégio Victor HeringRua Antônio Cândido Figueiredo, 399, Bairro Vila Nova --Blumenau;
- FenarrecoRodovia SC-486, próximo à Havan, centro --Brusque;
- Parque da MarejadaAv. Victor Konder, s/n, Bairro Fazenda --Itajaí;
- Arena Multiuso JaraguáRua Gustavo Hagedorn, s/n, Centro --Jaraguá do Sul;
- Colégio Osvaldo AranhaRua Lindóia, Bairro Glória --Joinville;
-Depósito da Secretaria RegionalRua Nereu Ramos, 913, Centro --Timbó.
Doação de Sangue
A Secretaria de Estado da Saúde também alerta para a necessidade de doações de sangue. Entre a segunda (24) e a quarta-feira (26), a demanda por transfusões de sangue mais que dobrou no Centro Hemoterápico de Blumenau.
A secretaria divulgou a relação de locais onde é possível realizar doações de sangue. O horário de atendimento nos postos é das 7h30 às 18h30.

- Hemoesc FlorianópolisRua: Othon Gama D´eça, 756, centro --Florianópolis. Contato: (48) 3251-9711
- Hemocentro Regional de ChapecóRua São Leopoldo, 391, Quadra 1309, bairro Esplanada --Chapecó. Contato: (49) 3329-0550
- Hemocentro Regional de JoaçabaAvenida 15 de Novembro, 23, centro --Joaçaba. Contato: (49) 3522-2811
- Hemocentro Regional de LagesRua Felipe Schmidt, 33 --Lages.
- Centro Hemoterápico de BlumenauRua Marechal Floriano Peixoto, 300, anexo ao hospital Santa Isabel, no centro de Blumenau.
Para doar, é necessário, entre outros itens, ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
São Paulo
A Cruz Vermelha Brasileira e a Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil-SP) anunciaram a criação de postos para arrecadar doações para as vítimas das chuvas que atingem Santa Catarina.
A arrecadação vai funcionar 24 horas na sede da Comdec --na rua Afonso Pena, 130, no bairro Bom Retiro--, e na sede da Cruz Vermelha Brasileira --na avenida Moreira Guimarães, 699, no bairro Saúde. As defesas civis das subprefeituras receberão doações em horário comercial.
Os postos vão receber doações de roupas, calçados, cobertores, fraldas, água potável, material de higiene, alimentos não perecíveis, entre outros. Entre ontem e hoje, a Cruz Vermelha Brasileira recebeu mais de dez toneladas de doações, que serão levadas nesta sexta-feira (28) à Defesa Civil de Santa Catarina.

Além da sede da Cruz Vermelha Brasileira, é possível fazer doações nos seguintes postos da entidade (horário comercial):
- Colégio Santo IvoRua Paço da Pátria, 1705, Alto da Lapa
- Iolanda e MarceloAvenida Henrique Franco, 135
- Limoeiro - São Miguel Paulista pelo fone: 2025-7369
- ACM - Associação Cristã de MoçosAvenida das Flores, 453 - Jd. das Flores --Osasco
- Restaurante MostardaAv. Luis Carlos Berrini, 483, Brooklin Novo
- Escola Oriental de Massagem e AcupunturaAvenida Diederichsen, 1000, Jabaquara próximo ao metro Conceição
- Felicita BeautyRua Dr. Cesário Mota Jr, 383, Vila BuarqueConsolação
- Supermercado Papini,Avenida Professor Papini, 232, Cidade Dutra
- Condomíno Jd. Office TowerAlameda Joaquim Eugênio de Lima, 881, Jardins
A Força Sindical Nacional também está recebendo doações. Eles pedem às aos sindicatos e federações que colaborem com alimentos não perecíveis, roupas, água potável, artigos de higiene e calçados. A Força montou um posto de arrecadação em sua sede em São Paulo, na rua Galvão Bueno, 782, na Liberdade.
O São Paulo Futebol Clube realizará um mutirão de arrecadação entre esta quinta-feira e o sábado (29). A arrecadação acontecerá no portão 1 do Estádio do Morumbi, das 8h às 20h. No domingo (30), dia da partida entre o São Paulo e o Fluminense, todos os portões de acesso ao estádio receberão doações, desde a abertura até o intervalo do jogo.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também receberá doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores nas estações de trem de maior movimento em São Paulo: Luz, Brás, Barra Funda, Osasco, Santo Amaro, Santo André.
As doações ocorrem a partir das 15h desta sexta-feira (28). A empresa se responsabilizará pelo transporte das doações, que serão entregues à Defesa Civil de Santa Catarina. As doações podem ser depositadas nas caixas instaladas nas estações ou entregues a um agente operacional.
Água Potável
A Polícia Militar de São Paulo também está recebendo doações. A prioridade, segundo a assessoria da PM, é para a arrecadação de água potável. Para doar, basta procurar um Batalhão da Polícia Militar mais próximo de sua casa. A relação completa está no site da Polícia Militar.
Também é possível realizar doações no Depósito do Fundo Social da Solidariedade em São Paulo, na avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré (das 9h às 16h).
Roupas
O campus da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) de Balneário Camboriú (SC) está confeccionando roupas de cama e camisetas para as vítimas das chuvas na região. A universidade precisa de voluntários para ajudar na confecção das roupas, além de doações de matéria prima como malha, tecidos, elástico e embalagens plásticas.
A Univali observa ainda que os voluntários não precisam saber costurar. Eles podem ajudar no corte, etiquetagem e embalagem das peças. O laboratório de Modelagem e Vestuário fica localizado no bloco 9 do Campus Balneário Camboriú --na quinta avenida, s/n, bairro dos Municípios-- e vai funcionar das 8h30 às 20h. Mais informações pelos fones (47) 3261-2351 ou (47) 3261-1292 ou (47) 3261-1358.

Outros Estados
A Cruz Vermelha Brasileira também está recebendo doações para as vítimas das chuvas de Santa Catarina em outros Estados. O endereço das outras filiais estão no site da entidade.
Recomendações da Defesa Civil
A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, divulgou nesta quinta-feira uma lista de orientações para os interessados em ajudar. Segundo o órgão, a idéia é evitar problemas gerados pela doação desorganizada como a não correspondência das doações com as necessidades reais dos atingidos.
Veja as recomendações:
-Antes de efetuar doações procure informações de necessidades levantadas pela Defesa Civil do seu Estado ou município, ou em quartéis de Bombeiros ou Polícia Militar, por exemplo;
-Atentar para a qualidade do material doado;
-Estabelecer uma comunicação eficaz entre o doador e autoridade de Defesa Civil local onde ocorreu o desastre;
-Consultar as autoridades que estão gerenciando a situação para averiguar a real necessidade de doação de gêneros e da quantidade, antes de iniciar qualquer campanha de arrecadação.

23 de nov. de 2008

TRABALHOS DO CPDoc

Na reunião administrativa do CPDoc realizada em Bragança Paulista no dia 15 de novembro de 2008, foi rediscutido, entre outros temas, o processo de desenvolvimento e publicação de trabalhos. Com a perspectiva de resolução dos problemas relativos a distribuição, através de parcerias, volta a ser relevante a retomada de nossos projetos editoriais. Já há alguns trabalhos em andamento que nos oferecem perspectiva de publicações.
Foi reafirmado o processo a que devem ser submetidos os trabalhos:
(1) discussão pelo CPDoc, tantas vezes quantas forem necessárias, a critériodo autor;
(2) proposta de publicação (o autor declara seu interesse em publicar no estágio em que o trabalho está, e indica a mídia preferencial);
(3) aprovação da proposta pelo CPDoc e encaminhamento ao Conselho Editorial(este conselho, cujo regimento está escrito já há anos, deve encaminhar o trabalho para analistas externos sem identificação, solicitar suas avaliações e, com base nelas, fazer um relatório para o CPDoc indicando apublicação ou a não-publicação);
(4) avaliação do relatório do Conselho Editorial em reunião do CPDoc e decisão de publicação - o trabalho entra na fila de publicação;
(5) produção e distribuição, em parceria com editoras e distribuidoras.
Há apossibilidade também de desenvolvermos uma publicação com vários autores que estão trabalhando com a mesma temática. Os autores interessados podem avaliar essa opção em conjunto e apresentá-la em uma das próximas reuniões.
Que 2009 seja de grande produção.
Mauro Mesquita Spínola- Presidente do CPDoc

III FORUM DO LIVRE-PENSAR ESPÍRITA - GUARULHOS

AGENDE-SE: A diretoria da Cepamigos inicia as tratativas para a realização, em meados de março de 2009, de mais um importante encontro do gênero tendo, agora, como tema central: Espiritismo, saúde mental e cidadania.
A Presidenta Jacira já indicou, para realização do encontro os seguintes companheiros:
Comissão temática: Luiz, Mauro, Alcione, Luiz Antonio, Marcelo Henrique, Maria Cristina, tendo como coordenador, Ademar.Comissão de infra-estrutura: Denize, Zuleica, Malu, Magda (e outros amigos de Guarulhos, indicados por Denize e Zuleica).

Para o planejamento do forum a diretoria agendou um encontro em Guarulhos no próximo dia 03 de dezembro, às 14h30 na rua Iracema Ubirajara Celeste nº 24.

REUNIÃO DE ENCERRAMENTO DO CPDoc/CEPAMIGOS

A reunião de encerramento de 2008 do CPDoc/CEPAmigos ocorreu nos dias 15 e 16 de novembro em Bragança Paulista/SP, na residência do casal Mauro e Jacira, ele presidente do CPDoc e ela, da CEPAmigos.No sábado à tarde deu-se a reunião administrativa do CPDoc, e à noite, no Centro Espírita Casa do Pão, houve o lançamento do livro “Chico Xavier, um Herói Brasileiro no Universo da Edição Popular”, de Magali Oliveira Fernandes.O evento contou com a participação não somente dos componentes do CPDoc, e também de espíritas da cidade. A autora pôde relatar, com muita propriedade, a pesquisa e o trabalho realizados para a elaboração de sua tese de doutorado, que resultou neste livro.No domingo, o médico sanitarista Ademar Arthur Chioro dos Reis, 3º vice-presidente da CEPA, apresentou o trabalho “Algumas reflexões sobre a Saúde Mental” (tema escolhido pela Diretoria da CEPAmigos para o III Fórum Espírita do Livre Pensar, que acontecerá no mês de março na cidade de Guarulhos/SP, cuja comissão temática, será coordenada pelo autor).Este trabalho objetivou proporcionar reflexões e debates sobre o modelo de tratamento psiquiátrico vigente e o novo modelo do SUS, já em implementação, o qual visa à reintegração dos pacientes na sociedade através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e a conseqüente redução não somente do numero de pacientes internados em hospitais psiquiátricos, caminhando para a futura extinção dos manicômios.Propõe o autor, com seu trabalho, que todos os cidadãos, incluindo os espíritas , tenham uma participação profícua neste debate, contribuindo para mudar o paradigma adotado ao longo do tempo e implantar um novo conceito de tratamento da saúde mental com impacto sobre as relações entre a psiquiatria, os pacientes, seus tratamentos, a família e a sociedade.

Fotos do CPDoc

Fotos do CPDoc
CPDoc em Itapecerica da Serra

Arquivo do blog